Alguns dos melhores locais de voo livre no mundo
#1
O parapente é um desporto radical que pode ser praticado em qualquer ponto do planeta. Basta a existência de um ponto alto para que um piloto se projete e dedique, de corpo e alma, à prática do parapente. Veja alguns dos melhores locais do mundo para praticar parapente e comece já a fazer as suas malas para partir rumo à aventura.

O Parapente, também conhecido como Paraglider nos países de língua inglesa, surgiu inicialmente na Europa e era praticado por alpinistas que após escalar as montanhas utilizavam o equipamento para descê-las voando. No início os parapentes ainda eram experimentais e o seu uso resumia-se a pequenos voos. Nos dias de hoje, inúmeras fábricas surgiram no mundo inteiro e os projetos têm evoluído cada vez mais, proporcionando voos cada vez mais seguros e mais longos.

Annecy (França)

[Imagem: IfBWXhF.jpg]

O parapente surgiu em França, no final dos anos 70, nomeadamente em Mieussy, uma região que está situada nos Alpes Franceses. Desde então, muitas cidades francesas ficaram interligadas ao parapente e fazem com que este desporto de aventura seja o seu cartão-de-visita. É o caso de Annecy.

Esta localidade é considerada uma das melhores no que ao parapente diz respeito, uma vez que oferece aos seus pilotos mais de 80 áreas de voo e é uma zona que apresenta várias térmicas de voo. Além disso, Annecy é um local único, graças à beleza das suas montanhas e ao lago que as atravessa. É considerada uma cidade de culto para todos os pilotos de parapente, daí o motivo de ser tão conhecida mundialmente.

Valle de Bravo (México)
[Imagem: fv1HGFo.jpg]

A cidade de Valle de Bravo que se localiza no México é um local de passagem obrigatório para todos os que assumem a sua paixão pelo parapente. Situa-se a 2.100 metros acima do nível do mar e, no Inverno, é um dos locais mais procurados para a realização de todo o tipo de desportos de aventura, como o parapente, as modalidades do paraquedismo e do balonismo. Valle de Bravo tem uma riqueza incomparável no que se refere às paisagens naturais e locais como El Peñón del Diablo e La Torre fazem as delícias de todos os seus visitantes.

Bir Billing (Índia)
[Imagem: ufuIH2w.jpg]

Bir Billing é uma província de Himachal Pradesh da Índia que se encontra localizada no sopé da serra mais poderosa do mundo: o Himalaia. Para todos os pilotos de parapente que procuram aventura e paisagens deslumbrantes a perder de vista, a vila de Bir Billing é uma das melhores opções. Situa-se a uma altitude de 2.600 metros e é famosa pelas suas térmicas regulares que aumentam exponencialmente a duração de voo de um parapente. Bir Billing fica a cerca de 70 km de Dharamsala e Mandi e 270 km de Delhi.

Governador Valadares (Brasil)
[Imagem: 2vQ7Sp7.jpg]

Governador Valadares é um dos locais mais conhecidos do mundo quando se refere à prática do parapente. Trata-se de uma localidade que está situada no interior do estado de Minas Gerais, no Brasil. O local mais conhecido de Governador Valadares é o pico do Ibituruna, que é o local onde se realizam vários campeonatos de parapente. Esta região encontra-se a 1.200 metros acima do nível do mar e é uma zona muito apreciada pelos adeptos do parapente, graças à formação de térmicas duráveis, que possibilitam a subida aos céus e o aumento da duração do voo.

Bassano (Itália)
[Imagem: 47p5sET.jpg]

Para todos os amantes do voo livre, nomeadamente o parapente e a asa delta, Bassano del Grappa é um local histórico e imperdível. Esta cidade situa-se na província de Vicenza e o Monte Grappa constitui o maior ex-líbris da cidade. No topo do Monte Grappa foi construído um mausoléu enorme para os mais de 25.000 soldados que perderam as suas vidas a defender aquela região durante a I Guerra Mundial. Além de ser um local com uma história muito rica, também oferece uma visão privilegiada sobre o Mar Adriático e sobre as montanhas dos Alpes centrais. Daí o motivo de ser um dos locais preferidos para todos os apreciadores do desporto de aventura, como é o caso do parapente.

Chamonix (França)
[Imagem: Mz2lK46.jpg]

Em França encontram-se os locais mais espetaculares do mundo no que se refere à prática do parapente, como a região de Chamonix. Esta localidade distingue-se das demais, graças à existência de um fenómeno natural que é conhecido a nível mundial: o Monte Branco. Trata-se do pico mais alto da Europa (aproximadamente 4.800 metros) e está localizado perto da fronteira entre a França, Suíça e Itália. É um local muito apreciado para a prática do parapente, especialmente para a modalidade de cross country.

Ölüdeniz (Turquia)
[Imagem: T1y6Q5n.jpg]

Ölüdeniz é uma vila pequena que está situada junto ao Mar Egeu, na costa sudoeste da Turquia. Nesta localidade, destaca-se a montanha Babadag, que proporciona uma base excelente para a prática do parapente. Trata-se de um local de excelência para os mais aventureiros e oferece a todos os pilotos uma vista panorâmica sensacional. Ölüdeniz é também conhecida pelas suas praias, que estão sempre bem cotadas no circuito internacional.

Pokhara (Nepal)

[Imagem: n4X76p7.jpg]

O parapente em Pokhara, no Nepal, pode ser maravilhoso e uma autentica  aventura. Vai poder observar algumas das mais belas paisagens e compartilhar o espaço aéreo com abutres, grifos e águias. Poderá voar por cima das aldeias, mosteiros, templos, lagos, com uma vista fantástica do majestoso Himalaia.

O Parapente é um desporto que depende da temperatura e a época de voo  no Nepal vai de Novembro até Fevereiro. Os melhores meses são Novembro e Dezembro. O ponto de partida para estes voos é Sarankot (1592 m), que também oferece vistas do lago Fewa, e o nascer e pôr do sol (desde que o céu esteja claro). A aterragem está localizado perto do lago Fewa.

Pode observar o glorioso maciço de Annapurna, uma paisagem bonita em torno do Vale de Pokhara, o ainda virgem Monte "Fish Tail" (Machhapuchhre), oLamjung Himal, o Himchuli, o lago Fewa, arrozais, o rio que fornecer uma grande oportunidade para tirar fotos sensacionais. Voar pelo menos uma vez em Pokhara é obrigatório para os amantes do voo livre.

Dolomites (Itália)
[Imagem: IJw3QRi.jpg]

Aproveite a paisagem de Dolomites uma montanha de tirar o fôlego. As Dolomites formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália. A área dolomítica (secção alpina denominada Alpes Dolomíticos) estende-se entre as províncias de Belluno - que constitui sua parte mais relevante - Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.

O ponto mais alto das Dolomites é a Marmolada, com 3343 m de altitude. Outros picos importantes são o Piz de Léch, monte Schiara, monte Civetta e o monte Antelao.

O Parapente em Val Gardena é uma aventura inesquecível. Experimente a sensação fantástica de passar sobre os majestosos picos das montanhas, grandes pastos alpinos, prados e florestas e ver as três aldeias do Val Gardena - Ortisei, S. Cristina e Selva de uma perspectiva nova e excitante.

Val Gardena é um verdadeiro paraíso para os amantes de parapente. Condições de voo ideal, inúmeras oportunidades para voar e boas térmicas são as principais características das Dolomites. O sonho de voar pelos melhores locais de voo do mundo deve incluir Dolomites.

Certamente que existem muitos mais locais no mundo que poderia pertencer a esta lista, que tal vocês acrescentarem mais alguns à lista?
Responder
#2
Saint Hilaire du Touvet (França)
[Imagem: Ww6ZkqY.jpg]

Esta é a cidade onde acontece o maior festival anual de Parapente e Asa Delta, o Coupe Icare. O evento acontece anualmente nos Alpes Franceses, próximo à cidade de Grenoble.

A competição nasceu em 1964, na pequena cidade de Saint Hilaire du Touvet, quando alguns pilotos de asa-delta da região decidiram organizar um pequeno campeonato. O campeonato acabou por se tornar a primeira competição oficial do desporto no continente Europeu. O evento foi ganhando cada vez mais elementos, até se transformar em um mega-acontecimento, que reúne pessoas do mundo todo, num festival multiatrativo que conta com apresentações e acrobacias em parapentes, paramotores, asas delta, paraquedas, planadores, balões, skydiving, wingsuit e até pequenos aviões.
Responder
#3
Muito fixe. Desses todos faltam ainda muitos mais. E desses só me falta a India Cool
Responder
#4
(24-Jan-2015, 22:17)samcam Escreveu: Muito fixe. Desses todos faltam ainda muitos mais. E desses só me falta a India Cool

Que sorte a tua, quem dera à grande maioria dos amantes de parapente passarem por alguns desses locais. Já agora, qual o teu local de voo preferido no mundo?
Responder
#5
Thumbs Down 
Portugal... em quase todos os spots!  Cool
Responder
#6
Tenho um vídeo no meu canal que fala "Quais os melhores lugares para voar" ....

Vejam e opinem, por favor ... 

Responder


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)