Espeleologia N2 - Algar do Pena [8 Novembro]
#1
A nossa época com mais actividade na espeleologia está a começar e temos já programadas algumas saídas.

Em Novembro iremos rumar ao Planalto de Santo António para visitar uma das muitas grutas existentes na zona. Neste dia 8 iremos fazer o "Algar do Pena" de forma integral pela entrada clássica.

   

Data: 8 de Novembro 2014
Preço promocional (inauguração programa): 25 €
(monitores, equipamento técnico, seguro, certificado de participação)
Limitado a 10+2 participantes.

Inscrições aqui no forum ou por mail para sergioparreira@wind-cam.pt

Pre-inscrições
Nome
1. Valentina Correia
2. Nuno Andrada
3. Paulo Herculano
4. João Lopes
5. Samuel Lopes
6. Rudi Ingo
7. Helena Mafalda
8. Solange Rodrigues
9. Dina Dias
10 Jorge Melo
11 Elda CAmacho
12 Adalberto Santos
Responder
#2
Por questoes de autorização do Parque Natural, foi necessário alterar esta saída para o dia 8 Nov (sábado).

Assim, iremos ter visitação do Algar do Pena (MAIOR sala gruta de Portugal), que é ao mesmo tempo cavidade escola e centro de interpretação de espeleismo ICNF.


Para estas visitações e respetivas autorizações existem condicionantes do Parque N, das quais salientamos duas: a carga maxima de 12 espeleologos ao mesmo tempo nesta cavidade, e um team leader espeleólogo N3 (será o Rui Andrade Cool 330).

DE salientar que o Parque N S Aire e CAndeeiros autorizou a visita tendo como entrada o poço principal (entrada estórica), que é um poço com 35m ultrapassado com dois fraccionamentos. Não é comum esta autorização por este acesso. Desde já agradecemos a amabilidade e disponibilidade do PN para com esta ação da WInd neste Algar.

Quem alinha em mais conhecimento sobre o mundo subterrÂneo em POrtugal?
Responder
#3
OLá Pessoal,

A equipa de espeleólogos (WINDTEam) está completa (12 partcip) para mais uma descida ao espectacular Mundo Subterrâneo, o ALGAR DO PENA - Maciço Extremenho - Alcanede. Esta cavidade é a maior sala subterrânea conhecida em Portugal, tem um volume de cerca de 125 000 m3 e uma área de 1400 m2, a sua profundidade explorada está nos -85m, nós exploraremos até aos -80m. Iniciaremos entrada desde o seu poço da entrada histórica, obstáculo que será ultrapassado com 3 fraccionamentos verticais com corda (-35m) Cool, (atingir os -80m, para alguns, com certeza será o seu recorde de profundidade 330). Para TODOS, será a exploração de algo único e mais saber sobre Espeleologia, Geospeleologia, Bioespeleologia, de entre outras ciências Lighten .

A ilustrar fica um topo de perfil longitudinal e uma foto de um dos recantos desta cavidade.

       
Responder
#4
tenho Pena de já não haver mais vagas pois gostava de participar tb.
avisem quando for a próxima! Blush
Responder
#5
OLá Nuno,

POis desta vez já não dá, sorry Triste-soupir-45 . Na espeleologia, nas explorações e visitações existe sempre um numero de participantes bastante condicionado, pelo fato de os ambientes serem muito sensíveis e ao mesmo tempo também acontecerem em terrenos mais "hostis". Daí termos que ter em conta muitas variantes muito importantes, como: a segurança, preservação do meio ambiente e ecológico e no fundo a experiência que se vai proporcionar ao espeleista ou ao espeleogo, que deve ser rica em todos os aspetos, quer paisagisticos, cientificos e desportivos.

MArca na tua agenda o dia 13 DEZ pois estamos a preparar uma saida ao Planalto Stº Antº ( para os lados da tua terra CoolBig Grin), que não irá ficar atrás em beleza e dimensão do Algar do PEna Cool .

Abraço
Sam
Responder
#6
Olá Pessoal das profundezas,

Aqui ficam umas fotos de mais uma atividade com uma paisagem subterrÂnea de cortar a respiração.
A EQUIPA de espeleologos, mais uma vez, esteve À altura do desafio, demonstrando estar com as técnicas de progressão (vertical e horizontal) bem apuradas e nem por isso esquecidas 330 . Foi uma cavidade para um bom inicio de época, já que com chuva e ventosga se propicia, aos "asas moles", fazerem algo , por exemplo, mais subterrâneo Cool.
Penso que está na altura da rapaziada se preparar para qualquer coisa mais "complicada", ou antes, mais desafiante EvilEvil: Medo Big GrinBig Grin .

Agradecimento especial ao Sr Olimpio Martins e Sra Maria João responsáveis pelo CEntro de Interpretação SubterrÂneo da Gruta do "Algar do PEna", e ao PNSAC pela disponibilidade e pela hipótese da visitação a esta cavidade pela sua entrada histórica.


nota: Dia 22 Nov ALGAR DO GRALHAS 7 ( atividadesó para espeleologos N2 )
Visita virtual: http://www.lpn-espeleo.org/images/gralha...RE.pt.html


Ficheiro(s) anexado(s) Miniatura(s)
                                                                               
Responder
#7
2ª serie Algar do PEna


Ficheiro(s) anexado(s) Miniatura(s)
                                                                               
Responder
#8
3ª e última do Algar do PEna.


Ficheiro(s) anexado(s) Miniatura(s)
                                                               
Responder
#9
Smile 
Viva,

magnifico algar !!! Fiquei deveras impressionado com a dimensão daquele "buraco".

E as formações... gigantescas. Superou em muito as minhas expectativas.

Fiquei com um bocadinho (minúsculo Smile ) na ideia daquilo que Sam deve ter visto na imensa gruta Son Doong.

PH
Responder


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)