Varas de plástico no bordo de ataque
A DVH, entidade que também certifica parapentes, tem produzido alguns artigos interessantes relacionados com segurança. Um dos últimos é Plastic Rods, yes or no?.

Aconselho a leitura integral, mas basicamente as conclusões são:
  • Comparando com as nervuras de mylar, as varas de plástico no bordo de ataque trazem benefícios em termos de segurança, peso e performace.
  • No entanto, visto que torna possível colocar as linhas A mais atrás nalgumas asas (2 linhas especialmente), torna as reacções nessas asas bastante mais imprevisíveis.

Tem existido uma tendência por parte de alguns fabricantes em colocar os pontos de ligação das bandas A ligeiramente mais atrás que o normal para ganhar performance. Isso leva a que seja necessário acrescentar linhas extra durante a certificação (chamadas folding lines) para que se consigam induzir os fechos. É nesse tipo de asas que poderão existir reacções imprevisíveis quando colapsam devido aos movimentos do ar.

Que eu saiba, as asas da Nova (Ion2, Mentor 2 e Factor 2) não necessitaram das tais "folding lines" na certificação, e li algures que o próprio Hannes (designer das asas da Nova) é contra a utilização dessas folding lines devido mesmo a questões de segurança..

(Não vendo asas da Nova, mas tenho uma, lol
Responder
Espantoso, verdadeiramente inacreditável, estou varado. Bow

O saber, a dedicação, a pesquisa, a análise, os conselhos, a informação, as bandas mais atrás,
Responder
Pois... não é aconselhável andar a voar cheio de algodão doce
Responder

Saltar Fórum:

Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)