Chaves 2012
Olá, quero deixar os parabéns a todo Team CMA por mais uma época de bom nivel e acima de tudo do aparecimento de novos valores a esta grande familia CMA. ;D ;D

Bons voos

Bruno afonso
Responder
Parabéns à equipa grandiosa CMA
Responder

Pincho e Zé Duro, não se esqueçam do relato detalhado
Responder
Antes de descolar, estava que nem podia...

Pois no dia anterior tinha marrecado, coisas da trémica, ora dá do lado direito, ora do lado esquerdo e eu pimba, chãoSad

Mas estava como se deve estar, muito stressado, preocupado, pensativo e motivado.

Vem a hora de descolar e na azafama da pequena descolagem de Chaves uma brisa quente prega comigo lá em cima, mas de pouca dura pois eramos uns 15 pilotos a enrolar uma térmica e de repente todos a descer que nem pregos , o ciclo virou e eu já pensava, fo**-** que vou outra vez pró chão...Entretanto o start abriu. Nisto sinto qualquer coisa e toca de a agarrar com unhas e dentes. Foi esta que me elevou mais alto que a descolaguem e com mais garantia Smile , não me recordo que altitude tinha(talvez 1600mts), mas pensei, não vou ficar aqui e virei costas ao vento e toca de seguir os prós que estavam já a enrolar uma quentinha mais à frente, quando lá cheguei era um grupo de talvez 7 ou 8 pilotos, mas bem mais alto que eu

Toca de subir para os apanhar...

eles saiem em transição e eu, mais baixo dou mais umas 2 ou3 enroladas e acelerador a fundo que se faz tarde.

foi quase sempre assim, os prós saiem e eu fico com mais 2ou 3 pilotos, mais lentos, até que me deparo sozinho, porque a rapaziada ia marrecando, uns à direita outros à esquerda e eu um pouco mais alto...
sempre a controlar o planeio e a taxa de descida, acho que vi pouco a paisagem nesta fase...

quando estou a chegar ao rio, sozinho e a perder muito começo a pensar que tenho que subir depois da marguem, senão... e não é que mais uma térmica estava lá para me segurar Smile lembro-me de ver a serra de Bornes à direita, com as eolicas a rodar

depois mais à frente, quando a auto-estrada estava em obras, vejo mais um piloto a marrecar e eu era o próximo, bolas... estava mesmo baixo, já tinha escolhido um campo mais ou menos e já tinha dado uma volta ali por perto mas nadaSadpensei que era desta, ainda faltavam uns 20km pró golo e era o fim...)

nisto em direcção ao campo para aterrar, o meu amigo vário começa a apitar e eu sem altura para erros concentrei-me ao máximo e nesta espectacular ascendente ganhei 1000mts, sempre a derivar pró golo Smile

saio mais uma vez e agora em direcção à barragem... linda paisagem

mais uma térmica depois da barragem e
Responder
Olá malta enfurecida. Wink
Responder
Viva!
O momento da descolagem é um passaporte para outro mundo, para uma outra dimensão. Esquecemos o nervosismo, as preocupações, as coisas menos boas e a concentração passa a ser a procura de térmicas que nos levem o mais alto possível. De início, é trabalhoso, encontra-se umas bolhas aqui e ali e depois lá se encontra uma térmica mais consistente, à esquerda da descolagem. Seguimos para leste, rumo a Valpaços, procurando garantir uma altitude razoável que garanta uma travessia segura do rio. Fico um pouco para trás, subindo mais uns metros, com bastante paciência e depois do rio dirijo-me para uma zona de pedreira, onde encontro a melhor térmica do dia que me leva até aos 2500 metros! A partir daí, sigo em boa velocidade até à zona da barragem do Azibo/Macedo. Antes de lá chegar, junto-me a um grupo que vinha mais a norte e enrolamos uma térmica bem mexidota, mas que contribui para ganhar mais altitude. Passo na parte mais a sudoeste da barragem e aí já se pode apreciar melhor a paisagem e até deu para ver o sítio onde tinha aterrado no dia anterior, ao Km 50, mas não demorei por lá o olhar, não fosse o diabo tecê-las...
Vejo um grupo a subir bem numa zona de planalto e dirijo-me para lá, onde efectivamente se continua a subir. Faltam poucos Kms para chegar, mas ainda passo por cima de um monte, onde está uma pedreira, para ganhar mais uns metros. Afinal, já nem era preciso, pois a meta estava ali a dois passos!
O GPS faz o seu trabalho e depois cala-se, já que a tarefa estava cumprida. Parecia fácil...

Algumas reflexões que se podem extrair: é preciso calma, paciência, sobretudo no início do voo, quando as condições ainda não eram muito consistentes. Mas também não se pode ficar muito para trás, pois o vento tendencialmente fica mais forte.
Responder

Obrigado pela partilha
Responder
Boa tarde voadores(as)!
Bons relatos que me deixam roidinho de "inbeja". Nunca esqueçam que o voo livre é como a vida. Umas vezes estamos em cima e por vezes estamos em baixo.
Bons voos e um dia certamente
Responder
nem mais jose rosado bem escrito
Responder
[quote='murilhas link' pid='153174' dateline='1344543215']
nem mais jose rosado bem escrito
Responder
Já se encontram mais algumas fotos na galeria do open - www.chaves.sam-cam.com

Irão sendo actualizadas ...
Responder
[quote='Parapentix link' pid='153174' dateline='1344511435']

Obrigado pela partilha
Responder
(17-Aug-2012, 08:51)pmtenera link Escreveu: A época segue já a seguir em Mirandela http://www.xc-open.org/index.php?option=...Itemid=154 de 25 Agosto a 1 de Setembro como muitos pilotos do CMA inscritos.

Boa sorte para o pessoal que for a Mirandela ao XC-Open World Series! Infelizmente passamos o ano todo sem ter quase nada de encontros e competições, e quando chega as alturas boas, surge muita coisa ao mesmo tempo!
Responder

Saltar Fórum:

Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)