Previsão Meteorológica na Internet
Pequeno Tutorial de Previsão Meteorológica na Internet

Caros colegas voadores, andando eu há relativamente pouco tempo nestas “andanças” do parapente, decidi escrever um pequeno tutorial sobre previsão meteorológica na internet que serve essencialmente: para estruturar ideias; para que a malta possa dar as suas sugestões e/ou partilhar ideias, e para que os meus camaradas Rookies “vejam” onde eu vou buscar informação. Há por aqui, certamente, muita gente com bastantes mais conhecimentos que eu, mas foi por acreditar que também há companheiros pilotos que não conhecem muitos dos recursos de previsão meteorológica existentes na internet que decidi fazer este post. Por fim a última razão é que tenho, por agora, tempo disponível para isto, eheheh Smile

Disclaimer: Aviso já que sou novato, tenho praticamente só feito voos em praia, nunca fiz XC (excepto em praia onde tenho feito “XB – Cross Beach”) e não garanto que a informação que coloco aqui esteja certa, se bem que para mim já é um ponto de partida para tomar decisões, no meu caso, ir ou não ir gastar gasóleo para voar... Smile
Espero que a informação que coloco sirva para alguém, porque para mim serve..

O site que praticamente me serve de partida é o site do Fernando Amaral (que não tenho o prazer de conhecer) e que me foi dado a conhecer pelo Zé Cardoso. Chama-se Portal Meteo-FA e está em http://meteo-fa.isgreat.org/. Está dividido em várias secções (Geral, Frentes, Vento, Nuvens, etc.) e contém numerosos links para recursos na internet, alguns entretanto descontinuados ou não actualizados.

O primeiro “link” que consulto é o do Instituto de Meteorologia (Previsão gráfica) apenas para ficar com uma ideia geral do dia.

[Imagem: index.php?action=dlattach;topic=1444.0;attach=7398]