Previsão Meteorológica na Internet
Pequeno Tutorial de Previsão Meteorológica na Internet

Caros colegas voadores, andando eu há relativamente pouco tempo nestas “andanças” do parapente, decidi escrever um pequeno tutorial sobre previsão meteorológica na internet que serve essencialmente: para estruturar ideias; para que a malta possa dar as suas sugestões e/ou partilhar ideias, e para que os meus camaradas Rookies “vejam” onde eu vou buscar informação. Há por aqui, certamente, muita gente com bastantes mais conhecimentos que eu, mas foi por acreditar que também há companheiros pilotos que não conhecem muitos dos recursos de previsão meteorológica existentes na internet que decidi fazer este post. Por fim a última razão é que tenho, por agora, tempo disponível para isto, eheheh Smile

Disclaimer: Aviso já que sou novato, tenho praticamente só feito voos em praia, nunca fiz XC (excepto em praia onde tenho feito “XB – Cross Beach”) e não garanto que a informação que coloco aqui esteja certa, se bem que para mim já é um ponto de partida para tomar decisões, no meu caso, ir ou não ir gastar gasóleo para voar... Smile
Espero que a informação que coloco sirva para alguém, porque para mim serve..

O site que praticamente me serve de partida é o site do Fernando Amaral (que não tenho o prazer de conhecer) e que me foi dado a conhecer pelo Zé Cardoso. Chama-se Portal Meteo-FA e está em http://meteo-fa.isgreat.org/. Está dividido em várias secções (Geral, Frentes, Vento, Nuvens, etc.) e contém numerosos links para recursos na internet, alguns entretanto descontinuados ou não actualizados.

O primeiro “link” que consulto é o do Instituto de Meteorologia (Previsão gráfica) apenas para ficar com uma ideia geral do dia.

[Imagem: index.php?action=dlattach;topic=1444.0;attach=7398]

O segundo “link” que consulto está na secção “Análise Superfícies/Frentes” - UK Metoffice (nova imagem). Neste site pode-se ter uma ideia das linhas de pressão e de frentes quentes/frias que estão a entrar na Europa. Dá uma previsão de 12h em 12h, e a informação que aqui vou buscar é principalmente a orientação geral do vento de acordo com as linhas barométricas. Aplico a regra da mão direita, sentido horário para as altas pressões e anti-horário para as baixas pressões.
No caso da imagem, como estamos a “sofrer” a influência desta alta pressão (letra A – sentido dos ponteiro do relógio à volta do centro da alta pressão), o vento vem da zona Este (nomeadamente este-sudeste) e assim fico a saber que o “grosso” do vento deverá vir daquela zona. Ainda neste caso, o facto de estarmos a ter ainda temperaturas altas ainda Outubro, tem a ver com o ar quente que vêm do Norte de África devido a esta alta pressão (disse a meteorologista no telejornal Wink ). Outras altas pressões dão origem a outras situações.
Ainda na imagem, também se consegue ver frentes (linhas azuis e vermelhas), mas não estão nem perto do continente (Letra C). De qualquer maneira, devido aos movimentos das baixas pressões, as frentes em Portugal vêm (quase) sempre do quadrante Oeste (umas vezes mais Norte, mas mais vezes do quadrante Oeste-Sul, porque as baixas pressões passam quase sempre a Norte do continente português, ver porquê aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Horse_latitudes). A baixa pressão à direita, por cima da Grécia (letra B), está a levar uma frente fria para cima da Grécia (sentido oeste-este) e uma frente quente mais a norte no sentido este-oeste..
Mais info sobre frentes em: http://en.wikipedia.org/wiki/Weather_front

[Imagem: index.php?action=dlattach;topic=1444.0;a...7394;image]

O seguinte site que vou ver é o WindGuru, que está na secção Vento. A maior parte das vezes carrego apenas na Fonte da Telha e vejo a previsão para aquela zona. No entanto, no site principal (http://www.windguru.com/pt/) pode-se consultar outros sítios. Quando quero ver Arrábida (não a encontro na lista), escolho o sítio mais perto e com condições que penso serem parecidas que é Sesimbra. Atenção que há locais que têm a informação dos vários modelos meteorológicos, enquanto outros apenas dão o modelo GFS (de 3h em 3h).

[Imagem: index.php?action=dlattach;topic=1444.0;a...7401;image]

Procurem mais abaixo pelo modelo WRF 9 Km. Em termos simples, este modelo faz os cálculos numa grelha de 9x9 km, enquanto o GFS e o WRF 27 fazem a previsão para grelhas de 27x27 Km. Existem outras vantagens to WRF9 em relação ao GFS para além da maior resolução (ver http://www.windguru.com/pt/help_index.php?sec=models). Na imagem podem ver a data em que foi calculada a previsão (12/10/2009) e respectiva hora. Muitas vezes aparece a informação em knots, mas carregando nas unidades pode mudar-se para km/h. Também se consegue ver a percentagem (?) de nuvens altas-médias-baixas e a temperatura prevista.

De forma a complementar a informação do Metoffice (o tal das isóbaras e das frentes) também consulto na secção “Vento” o “Meteoblue – Linhas de corrente e Rajada :: 10 m”. Consegue-se ver a orientação do vento com mais precisão mas também mais confuso.

[Imagem: index.php?action=dlattach;topic=1444.0;a...7396;image]

Na mesma secção, ou na seguinte “Nuvens”, pode-se consultar o site da University of Athens. Consegue-se neste site ter uma ideia de precipitação e, como no caso da imagem, da previsão de nuvens e do desenvolver ao longo do tempo. Quando não tenho mais que fazer também consulto a temperatura do mar.. Smile

[Imagem: index.php?action=dlattach;topic=1444.0;a...7393;image]

Por fim, um dos últimos sites que costumo consultar, e o que penso que dá informação mais precisa, e de uma forma relevante, é o da NOAA. Na secção Meteogramas e/ou Skew-T (Tefigramas) escolho o sitio para voar e “Ok”.
Das várias opções costumo começar pela primeira (Meteograms) onde escolho o modelo GFS a 84h que dá informação com uma resolução de 3h. Depois escolho a opção “Default with winds e faço “Get Meteogram”.

[Imagem: index.php?action=dlattach;topic=1444.0;a...7397;image]

Na figura, em A vê-se o dia e a hora UTC da previsão. Em B a orientação do vento e respectivo valor em knots. Para passar de knots para km/h há duas técnicas simples: ir ao Google e escrever “x knots to km/h”, em que x é um número (já agora, podem fazer outras conversões com o Google usando a técnica to “a [unidades] to b [unidades]”; experimentem “100 dollars to euro”, etc..). A outra técnica (menos precisa) para converter de knots para km/h é pegar no valor em knots, multiplicar por 2 e tirar 10% (Exemplo: 9 knots => 9*2 = 18 => 18 – 10% = 18-1,8 = aproximadamente 16,2 km/h [são 16,67 km/h]).
A temperatura a 2 metros e respectivo ponto de orvalho também tem interesse. A pressão ao nível do mar (MSL Pressure) é mais por curiosidade: subindo => melhor tempo, baixando => pior tempo). A temperatura aos 850 milibares (cerca de 1500m) tem uma curiosidade, porque representa ao nível do mar a zona limite de fricção do vento (ver http://www.theweatherprediction.com/habyhints/254/, http://weather.cod.edu/help/850help.html e http://www.theweatherprediction.com/basic/pbl/ ). Basicamente, como na figura, a temperatura nos 850 milibares a descer parece indicar que em breve a temperatura ao nível do mar também tenderá a descer assim como a actividade térmica.

Ainda no site da NOAA, escolho a opção “Sounding” para ver os tefigramas para as horas pretendidas.

[Imagem: index.php?action=dlattach;topic=1444.0;a...7399;image]

Como não faço (ainda) voo em térmica, apenas ao nível da praia, vejo a orientação e o valor em knots ao nível do mar (na figura, em A, o último valor em baixo). Outra informação “rápida” que costumo tirar é quando a linha da “lapse-rate” (a vermelho) que representa a temperatura para as várias altitudes (em média 8m por 1 milibar, mas está aqui um bom conversor: http://www.csgnetwork.com/pressurealtcalc.html), quando a linha vermelha está demasiado próxima da verde, que representa a temperatura do ponto de orvalho, geralmente forma nuvem. Neste caso serão nuvens altas, altocumulus ou mesmo cirros (300 mb aproximadamente 9000m).
Mais sobre tefigramas: procurem no Google por “tephigrams for dummies”, é o primeiro link.

E pronto, é um texto extenso mas curto de informação, e basicamente é aquilo que por enquanto sei consultar e analisar e que posso partilhar com quem não conhecia estes sites. Deverá haver assumpções que aqui faço que são incorrectas, pelo que remeto para o disclaimer, mas que agradeço a correcção..
Responder
João os meus parabens,
meteorologia em 2 minutos!!!

boa iniciativa

um abraço
Responder

Ora aqui está uma bela ideia, a partilha dos teus conhecimentos, uma excelente caminho João.

Aproveitando o tema, em tempos recentes o Sam organizou uma aula teórica com o Nuno Gomes (expert na coisa e campeão nacional), foi o post entrar no forum e a caixa de correio do Sam entrar em colapso, ficou a promessa de num futuro se organizar mais iniciativas destas.

Sam, não falta malta com sede de conhecimento em meteo.

Responder
Grande Ventura! É o que digo... temos piloto! :=)

Eu acrescentaria a parte de Texto que se pode obter no Skew-T, que nos permite saber o "tecto" do dia, a temperatura, a pressão, a % de nuvens, o CAPE... isto tudo em texto.
Responder
Viva,

muito bom.

Continua a desenvolver essa apetência pela meteo.
Agora a seguir vem as termicas... força nisso.

PH
Responder
Tephigrams for Dummies em anexo
Responder
(14-Oct-2009, 09:16)TiGuy link Escreveu: Eu acrescentaria a parte de Texto que se pode obter no Skew-T, que nos permite saber o \"tecto\" do dia, a temperatura, a pressão, a % de nuvens, o CAPE... isto tudo em texto.

O post já está a render! Por acaso não sabia dessa informação..
Responder
Já sei, será isto? Está no tefigrama "Sounding text and any error messages"...

YR: 2009
Responder
http://www.arl.noaa.gov/READYflddesc.php

PRSS - SURFACE PRESSURE
MSLP - MEAN SEA-LEVEL PRESSURE
TPP6 - 6-HOUR ACCUMULATED PRECIPITATION
UMOF - MOMENTUM FLUX, U-WIND COMPONENT
VMOF - MOMENTUM FLUX, V-WIND COMPONENT
SHTF - SENSIBLE HEAT NET FLUX
DSWF - DOWNWARD SHORT WAVE RADIATION FLUX
RH2M - 2 METER RELATIVE HUMIDITY
U10M - 10 M U-WIND COMPONENT
V10M - 10 M V-WIND COMPONENT
T02M - 2 M TEMPERATURE
TCLD
Responder
Escreveste ao mesmo tempo do que eu... Isso não vale! :-D
Responder
Hum.. E então o PBLH é em metros ou feet?

PBLH:
Responder
Em metros, basta seguires o link que te dei tem lá... agora vê uma coisa... vês um tefi para as 6h da manhã, estás à espera de milagres?
Responder
(14-Oct-2009, 11:04)TiGuy link Escreveu: Estás proibido de escrever ao mesmo tempo do que eu.. sobretudo as minhas respostas tornam-se plágio! Tongue

Eheheh, é de estarmos ao mesmo tempo nos respectivos computadores! P'ra próxima combinamos a conversa no Messenger...
Responder
Sim. Também às 6h da matina não podemos esperar muita coisa Smile
Responder
Já agora, um recurso interessante para quem quer saber um pouco mais sobre as inversões: http://daphne.palomar.edu/calenvironment/smog.htm. Em suma, tem a ver com o arrefecimento nocturno ao nível do solo, enquanto o ar mais quente (com a temperatura que "fugiu" durante a noite do nível do solo) se encontra mais acima..
Por isso é muito comum (e é verdade Smile) haver inversões nas primeiras horas do dia quando as noites são limpas, e a temperatura pode escapar do solo à vontadex...
Responder

Saltar Fórum:

Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)